segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESPADA DE DÂMOCLES 

A expressão é pouco usada na atualidade, embora possa representar com absoluta fidelidade as situações difíceis e perigosas vividas pelo homem moderno. A história revela que Siracusa, fundada em 734 a.C. pelos colonizadores gregos de Corinto, se tornou na época a maior cidade da Sicília, e hoje, entre as suas ruínas mais famosas estão um teatro e um templo gregos do século 5 a.C., muralhas e fortificações da cidade, aquedutos do período de Hierão III (478-467 a.C.), um anfiteatro romano e catacumbas. Seu passado foi marcado por guerras, invasões e tirania, como a de Dionísio, o Velho, que em 405 a.C. aproveitou-se da luta de seu país contra os cartagineses para apoderar-se do poder. 

Para consolidá-lo, ele adotou medidas como a construção de fortificações, a expulsão dos seus inimigos políticos, a evacuação dos soldados gregos de diversas cidades sicilianas e sua substituição por mercenários. Belicoso e cheio de ambição, Dionísio moveu diversas guerras contra os cartagineses e reinos vizinhos, até tornar-se o senhor da Itália Grega, em 386 a.C. Dois anos depois ele enviou uma delegação numerosa para participar dos jogos realizados em Olímpia, na Grécia, mas foi tão criticado por alguns oradores que a multidão se enfureceu e saqueou as tendas dos seus embaixadores. Seu reinado durou 38 anos, e sua coroa foi transferida ao filho Dionísio, o Jovem. 

Na corte de Dionísio, o Velho, vivia um grego chamado Dâmocles. Amigo do rei, ele desfrutava de regalias no palácio, mas apesar disso não conseguia evitar que os outros percebessem a inveja que sentia diante do que acreditava ser o desfrute de uma vida agradável, deleitosa e aparentemente despreocupada que o trono proporcionava a seu ocupante. Para corrigir essa impressão Dionísio preparou-lhe um banquete e o colocou sentado em seu próprio trono, sobre o qual pendia do teto uma espada segura apenas por um fio da crina de seu cavalo. Com isso o invejoso finalmente pôde entender que a manutenção do poder é algo tão precário que pode ser interrompida a qualquer momento, porque a força que o sustenta é tênue como a de um fio de cabelo. 

A expressão “espada de Dâmocles” significa, portanto, que algo de ruim pode acontecer com as pessoas a qualquer momento, porque de forma geral elas estão cercadas por perigos insuspeitados passíveis de se transformarem em dolorosa realidade até mesmo quando a situação aparentemente se apresenta como risonha e franca. 

O professor Cláudio Moreno explica essa expressão da seguinte forma: “Dizer que alguém ‘está sob a espada de Dâmocles’ significa que, a qualquer momento, algo de muito ruim pode acontecer com o pobre coitado. O nome vem de um certo Dâmocles, que vivia na corte de Siracusa, no século IV A.C. Como frequentava o palácio e era amigo do rei, expressava constantemente sua inveja pelas delícias proporcionadas pelo trono. O rei, para mostrar-lhe o preço que se paga pelo poder, ofereceu-lhe um requintado banquete, deixando suspensa sobre a cabeça de Dâmocles uma espada que pendia ameaçadoramente do teto, presa apenas por um único fio delgado. Com isso, o invejoso cortesão entendeu a precariedade do poder real, e a expressão passou a simbolizar ‘um perigo iminente que paira sobre a vida de alguém’. 


FERNANDO KITZINGER DANNEMANN

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...