segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CRÔNICA: O ESPELHO DE DORYAN GRAY


Cada um de nós tem uma imagem de si próprio e nos olhamos com a imagem que construímos de nós mesmos, mesmo que ela seja irreal, fantasiosa, ou que a nossa imagem já tenha se desvanecido pela beleza efêmera da juventude que não mais nos resta. Mas a nossa imagem está lá no nosso inconsciente e por mais que o espelho nos revele tal e qual somos, sempre uma névoa está entre os nossos olhos e o espelho, numa espécie de “Retrato de Dorian Gray”!

Geralmente essa imagem que temos de nós – quando fisicamente – é aquela imagem dos 20 anos, quando os hormônios da adolescência ainda explodiam em nós e exalavam-se por todos os poros, a cabeleira era vistosa, não precisava de tinta, a pele era razoável – apareciam as incômodas e juvenis espinhas, e víamos a vida como se os anos à frente de nós fossem infinitos – tínhamos todo o tempo do mundo, podíamos escolher o que nos fosse imediatamente prazeiroso, o tempo e a irresponsabilidade nos faziam super-heróis, acima do bem e do mal.

Nossa mãe, era uma espécie de “serpente” às avessas, sempre inconvenientemente nos policiando e nos privando do fruto proibido, que estava lá, ao nosso alcance no paraíso e não podíamos alcançar de imediato...

Na “Lira dos vinte anos”, sexo é passatempo. É impossível quando se tem 20 anos perceber a limitação e a efemeridade do tempo, “tudo é divino, tudo é maravilhoso”. Mas os anos passam e rápido, bem rápido. Mas é com a imagem dos 20 anos, impressa em nós, que chegamos aos 30, 40, 50... 80... embora nem de longe sejamos o jovem e vinte.

Pra compensação dessa perda, vem a sabedoria, que entra em nós, também, por bem ou por mal.... e temos que aprender a aprender a viver, a re-sonhar a re-planejar a vida. E é essa re-novação que nos jovializa – tomara que tenhas essa capacidade. Conseguir isso é uma luta necessária – e certamente tu, já que não tens mais a beleza dos vinte, te enxergarás no teu espelho da verdade. E certamente riras daquele “boy”, cheio de ilusão, e que passa jogando a vasta cabeleira - que não tens mais – e que ele não terá com a tua idade!

Crédito: Blog OPINION

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...