A pedido, devido a publicação feita de uma cena de "E o Vento levou", mostrando um diálogo entre Scarlett O'Hara(Vivien Leigh) e Rhett Butler(Clark Gable), já no final do filme, transcrevo alguns trechos de articulistas que penetram fundo no perfil da personagem vivida pela atriz Vivien Leigh. No filme o vento - para mim - levou a civilização em que a personagem vivia e tudo mais que se vinculava a ele, inclusive dinheiro, poder e amores. Ela que fez alguns homens sofrerem, sai castigada, em um final pouco feliz. Não era nosso propósito falar do filme, mas revelar o quanto o destino das pessoas podem mudar...Não é minha praia, mas o pedido, creio, está sendo atendido.
Quem foi Scarlett O'hara, personagem do filme E O Vento Levou, interpretado pela atriz Vivien Leigh ?
"De personalidade histérica ou supostamente psicoinfantil, Scarlett busca ser sempre o centro das atenções, agindo de modo extremamente dramático, exibicionista e exigente. Ora inteligente demais, ora burra ao extremo, Scarlett é cativante! Como se somente isso não bastasse, ela é inconstante sentimentalmente, instável, manipuladora, egoísta e bastante superficial. Ela usa de seus dotes femininos e sensualidade na hora certa, assim como, também na hora certa, se faz de idiota; entretanto, o tempo todo, faz de tudo para ter o que quer. Não há como não se deixar seduzir pela força de sua personalidade e. ao mesmo tempo, não se irritar com algumas de suas atitudes mesquinhas; mas, tudo isso faz parte da magia e do encantamento associados à atuação de Vivien Leigh e à descrição de Margareth Mitchel. Não há como não torcer por um final feliz e, frente a essa impossibilidade mostrada pelo desfecho do filme, acreditar que o ‘amanhã’ de Scarlett chegará logo e trará a dissolução de tudo aquilo que ficou pendente.
Acredito que, lá no fundo de sua personalidade, toda mulher tenha um pouco de Scarlett O’Hara. Algumas tem isso mais escondido, enquanto outras expõem essas características de forma mais clara, como se tal personagem fizesse parte do real feminino, mesmo que isto não seja um ideal. Não é?! Não sei…"
Crédito doTexto: MINHA ESSÊNCIA
"Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) era a menina mimada que sonhava casar-se com Ashley Wilkes (Leslie Howard). Adorada por praticamente todos os homens de sua comunidade, só não conseguia o amor da pessoa que realmente a interessava. Ao saber que seu amado iria se casar, Scarlett parte para tentar conquistá-lo, sem sucesso. Ao receber o convite para morar junto com ele e sua esposa em Atlanta ela deixa Tara, sua terra natal, para viver uma odisséia cheia de dificuldades, em um período de guerra entre o norte e o sul dos EUA, e paralelamente a tudo isto, um romance com o igualmente interesseiro Rett Butler (Clark Gable). A primeira etapa do filme se concentra basicamente na decadência de Tara e da família O’Hara e a segunda se concentra na relação entre Scarlett e Butler e no estudo da personalidade de Scarlett O’Hara."
Crédito: texto de Roberto Siqueira
"O filme conta a história da voluntariosa Scarlett O'Hara, filha de um imigrante irlandês que se tornou um rico fazendeiro do Sul dos Estados Unidos, pouco antes da Guerra Civil Americana.
Scarlett começa o filme como uma bela e mimada jovem, que vive na fazenda de seus pais. Ela é apaixonada por Ashley Wilkes, filho do fazendeiro vizinho, mas este fica noivo da doce Melanie Hamilton. Em meio a esta descoberta, Scarlett conhece Rhett Butler, um cavalheiro de má reputação e que não toma partido na disputa entre Sul e Norte do país. Butler se apaixona instantaneamente por Scarlett, que não o retribui. Para fazer ciúmes em Ashley, logo em seguida, Scarlett casa-se com Charles Hamilton, irmão de Melanie. Após os casamentos, Ashley e Charles partem para a Guerra Civil, recém-declarada. Contudo, Charles morre pouco tempo depois disso. Após ficar viúva, Scarlett vai para a cidade de Atlanta para viver com Melanie e aguardar a volta de Ashley, e acaba por servir ao Sul, como enfermeira, ajudando a cuidar dos feridos da chamada Guerra de Secessão. Durante esse tempo fora de casa ela começa a sentir na pele o sofrimento, fome e pobreza. Ao voltar para a fazenda dos pais, Scarlett encontra sua mãe morta, seu pai louco e toda a fortuna destruída. Diante dessa situação desesperadora ela toma as devidas providências para não deixar que tomem a sua querida fazenda Tara. Para tanto, ela casa-se com o noivo de sua irmã por este estar prosperando, mesmo ainda amando Ashley. Todavia, Scarlett torna-se viúva novamente.
Durante esse processo, Scarlett precisa da ajuda de Rhett diversas vezes, chegando até a se casar com ele após a perda de seu segundo marido, por interesse. O casamento é conturbado e o casal têm uma filha, Bonnie, que morre tragicamente. Pouco depois, Melanie adoece e morre. Ao ver a desolação de Ashley pela morte da esposa e Rhett indo embora, Scarlett faz uma importante descoberta; contribuindo assim para o desfecho surpreendente."
Crédito do texto WIKIPÉDIA
Nenhum comentário :
Postar um comentário