quarta-feira, 20 de abril de 2011

Carta aos Idosos



Carta de Ho Chi Minh


Caros anciãos,
Dirijo-me a vocês como um idoso também. Existe um ditado que versa que "os talentos se esgotam com o envelhecer" e nossos anciãos geralmente acreditam nisso. O que quer que aconteça, eles dizem: "As pessoas idosas devem viver em silêncio, nós somos velhos, nós não temos mais ambições. Cabe aos nossos filhos as responsabilidades pelos assuntos temporais. Estamos próximos da morte, não precisamos mais ser ativos".
Não me agrada essa perspectiva. Os patriotas nunca viverão ociosos por conta da idade. A China teve pessoas como Ma Fu Po(1). Nosso país teve pessoas como Ly Thuong Kiet(2). À medida que envelheciam, se tornavam mais enérgicos e heróicos.
Atualmente, nossa independência e liberdade foram reconquistadas, mas ainda teremos de enfrentar muitas dificuldades para consolidá-las. Em razão disso, nossas pessoas, sejam jovens ou idosas, devem se empenhar em assumir parte da responsabilidade.
Nossos filhos são jovens, farão o trabalho pesado. Nós somos idosos, não podemos trabalhar duro, mas nos apoiando em nossas bengalas tomaremos a iniciativa de encorajá-los comunicando a eles as nossas experiências. Nós somos idosos, devemos com sinceridade nos unir primeiramente para servirmos de exemplo para nossos filhos. Espero assim que os anciãos de Hanói façam um trabalho pioneiro com a organização da Associação da Salvação Nacional dos idosos, a fim de que os mais velhos de todo o país sigam essa idéia e contribuam para a conservação da nossa independência nacional.

Notas:
(1) Ma Fu Po, cujo nome real era Ma Yuan (14 a.C. - 49 d.C.), foi um dos mais famosos e celebrados generais da história chinesa. Durante a dinastia Han realizou inúmeras façanhas, sendo a mais famosa a subjugação das regiões de Nanman, território que hoje corresponde ao norte do Vietnã. (N.T.) (retornar ao texto)
(2) Ly Thuong Kiet foi um general que, durante a dinastia vietnamita Ly, repeliu duas gigantescas invasões dos chineses da Dinastia Sung. Ele tinha então 57 anos de idade. O general também compôs o poema Nam quôc so'n hà (Rios e montanhas da nação do sul), considerado a primeira declaração de independência do Vietnã. (N.T.) (retornar ao texto)

Crédito: Ho Chi Minh

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...