domingo, 20 de março de 2011

Estrada para SOCOTÓ, Sacaibá e Gonçalves da Silva


Curioso. Socotó é Tuiutiba. Onde fica TUIUTIBA. Tudo pertence a Campo Formoso. Pesquisei na Internet sobre SOCOTÓ e as fotos que ví eram de pessoas estranhas. Até Osama Bin Laden aparece!! Será que ele tem gente interessada nas esmeraldas de Socotó? Gente que, imagino, seja do Paquistão, Índia, Afeganistão aparecem na pesquisa.  Parece que a internet anda devagar, ou os internautas de Tuiutiba e Socotó não despertaram para uma realidade: todo lugar tem uma história a ser contada. O que falta para que alguém crie, revele, mostre, comente, o que é SOCOTÓ e o que é TUIUTIBA, é escrever, fotografar e postar na internet. 

Não encontrei muita coisa no site oficial de Campo Formoso, que é bom, mas é fraco em revelar estradas e povoados, talvez tenha estes dados e  por não ter sido bom na minha pesquisa, não achei. 

Mas a ausência de dados e informações denota um descaso. Além de em todo lugar haver uma história, também existem aspectos geográficos. De que vive e como vive a população destas bandas? Como é a cultura do lugar? Hábitos, costumes, o que se faz, o que se produz, como se produz, fontes de renda?

Sabe-se que nas terras da Fazenda Sacaibá, que pertenceu ao Dr. José Gonçalves da Silva, é imensa e foi subdividida entre seus herdeiros em outras fazendas, sem, no entanto, perderema a identidade que continuou única: Sacaibá ! 

Pois foi nas terras de Santana, Filho de Ulisses Gonçalves e Araguacy Gonçalves da Silva, que deu-se a grande descoberta de uma mina de Esmeralda. A região tornou-se área de garimpo, mas ninguém informa como é que é a vida em um garimpo, quais são as diversões e distrações dos familiares de um garimpeiro. Dai, decidi ir postando imagens que fiz em uma viagem feita até Socotó e a Fazenda Sacaibá, para conhecer onde residiu Dr. Raymundo e Esther Carneiro da Cunha Gonçalves da Silva, cuja história desconheço. Dr. Paulo Carneiro da Cunha, falecido, quando presidente do Instituto Genealógico do Brasil, me endereçou carta traçando a genealogia dos Gonçalves da Silva com os Carneiro da Cunha. Esteve, nos anos 50 em Senhor do Bonfim, com D. ESTHERZINHA, em busca de dados genealógicos. 

O poeta Olegário Mariano tem raízes genealógicas vinculadas a Senhor do Bonfim, terra em que residiram seus pais. A comitiva não obteve o sucesso desejado e o Dr. Paulo Carneiro da Cunho, ainda esperava receber dados da genealogia desta família, que se vinculou com a dele. stou escrevendo o que me recordo de cabeça, visto que a documentação e informações mais detalhadas não estão comigo, no presente instante. Mas, voltarei a falar sobre os Carneiro da Cunha e dos Gonçalves da Silva. 

Invoco qualquer eventual leitor, que deseje contribuir para que, juntos, contemos uma história bonita que os governantes esqueceram de mandar fosse pesquisada e escrita . Aliás, na Bahia, pouco se tem dado para que se desenvolvam pesquisas no sentido de termos além de dados estatisticos uma memória afetiva, que contemple o imaginário popular, com suas lendas e mitos. Estas terras a que me refiro pertenceram a um ex-governador da Bahia, José Gonçalves da Silva e ninguém sabe contar a história da Fazenda Sacaibá e das imensas propriedades pertencentes a ele. Como as adquiriu, ou as recebeu de herança de alguém que pertencia a Casa da Torre? Qual o significado de Socotó e qual o significado de Sacaibá. Nem isto sabem informar, tenha dó!

Um comentário :

  1. José Romualdo da Silva irmão17 de julho de 2012 às 16:53

    Prezado,
    Meu nome é José Romualdo da Silva Irmão. De origem muito humilde. Natural de Campo Formoso. Meu se chamava Pedro Romualdo da Silva e minha mãe Adelaide Costa Silva. Embora humildes eram bem conhecidos na cidade. Um primo mais foi prefeito de Campo Formoso (Armando Trajano Marques ou Mandinho),primo de minha mãe, farmacêutico muito famoso e respeitado na cidade e região. Aos 16 anos mudei-me junto com a família para São Paulo (Cubatão) depois fui morar em Santos e posteriormente no Rio grande do Sul, onde vivo até hoje. Voltando ao texto, Socotó, na realidade não se conhece uma explicação muito clara para a origem do nome. Algumas versões aludem a uma tribo que viveu na região, porém isso não é claramente explicitado. Mas pouco importa a origem do nome e sim a importância que representa para o município de Campo Formoso e para o estado da Bahia, mormente no tocante as riquezas extraídas de seu subsolo.Me orgulho muito de ter nascido em Campo Formoso, embora morando longe sempre me recordo dos momento felizes que passei lá durante minha infância e parte da adolescência. Sou formado em direito e consultor na área marítima internacional e também árbitro e memdiador.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...